segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Texto com as primeiras impressões de Lisboa do Estudante do NEC José Augusto

Esta tem sido a minha primeira experiência (e espero que não seja a única) em um país europeu, e já posso dizer que esse contato com gentes de cá é um marco bastante significativo na minha vida. Uma das coisas que mais me impressionam é o ar cosmopolita da capital portuguesa. Há pessoas de várias partes do mundo. Nas ruas e praças, ouve-se mais línguas estrangeiras do que o próprio português. No hostel onde estamos hospedados, por exemplo, fala-se mais em inglês do que a língua local. E devo dizer algo curioso aqui: tive a impressão de que os portugueses falam inglês muito bem, pelo menos essa foi a experiência que tive com aqueles que conheci até agora. Há também aqueles que não são fluentes, mais ainda estes conseguem compreender razoavelmente bem. Outra coisa que me chamou atenção e que não me sentiria satisfeito se deixasse de comentar foi o terreno onde a cidade está situada. É bastante ladeirento (a palavra é feia, mas foi a única que consegui pensar que melhor descreve o que quero dizer). Há ladeiras e escadas quase que em toda parte e isso dar um ar diferente a cidade e uma boa física para os que se aventuraram a conhecê-la à pé. Mas nem só de ladeias é feita Lisboa, há também outras coisas que a adornam como chafarizes, fontes, praças e muito mais. Há também lugares onde você pode ter uma visão privilegiada da cidade inteira. E falando em privilégio, Lisboa está repleta de atrações históricas e qualquer pessoa que visite a cidade tem a oportunidade de aprender muito sobre a história de Portugal apenas indo aos principais pontos históricos da capital. É realmente uma cidade que possui uma herança histórica bastante notável que toma forma nas ruelas, praças e, especialmente, na arquitetura da cidade. Eu, pessoalmente, estou realmente encantado que com os novos ares que respirei "cá" se me permitem a expressão.

Em Praça da Figueira