quinta-feira, 31 de outubro de 2013

VI FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES e II CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE (CONED-UFS)

VI FÓRUM IDENTIDADES E ALTERIDADES
II CONGRESSO NACIONAL EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE (CONED-UFS)
Itabaiana, de 28 a 30 de novembro

INSCRIÇÕES:
Inscrição com trabalho para comunicação: De 01 a 15 de novembro de 2013.
Inscrição para ouvintes: De 16 a 25 de novembro ou até o limite de vagas (400).


Informações preliminares:

Público-Alvo: Graduandos/as e pós-graduandos/as. Pesquisadores/as e professores/as da Educação Básica e do Ensino Superior e interessados/as em geral.
Inscrições: Gratuitas
Vagas: 400 (ouvintes)
Este evento dá direito a um certificado de 30 horas para os participantes como ouvintes. Os certificados serão emitidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UFS por meio do sistema SIGAA-UFS. O participante receberá seu certificado via e-mail após a comprovação de sua participação de 75%, no mínimo, nas atividades do evento.



II. INSCRIÇÕES: NORMAS

2.1. Das Inscrições:
Inscrições gratuitas até o número de vagas.

Prazos:

a) Inscrição para ouvintes: De 16 a 25 de novembro ou até o limite de vagas (400).

b) Inscrição com trabalho para comunicação oral:
Envio do resumo: De 01 a 15 de novembro de 2013.
Envio do texto completo: De 10 a 15 de dezembro de 2013.
Publicação de resumo e trabalhos completos em Anais Eletrônicos do Fórum - ISSN 2176-7033


2.2. Procedimentos para Inscrição:
a) Como ouvintes (sem apresentação de trabalho)

Inscrição feito pelo SIGAA-UFS:https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/home.jsf

As orientações são as seguintes. No ato da inscrição, preencha a ficha com todos seus dados e escolha os minicursos abaixo para os dois dias do evento (a participação no minicurso é opcional):

MINICURSOS
Projeto Compartilhando as Diferenças e Promovendo a Equidade na Educação Sergipana (FAPITEC)

Coordenação Geral:
Profa. Dra. Maria Batista Lima
Profª Ms. Tereza Simone Santos de Carvalho e
Profª Ms. Monica de Gois Silva Barbosa (UFS/GEPIADDE/DEDI)
Profª Ms. Maracy Pereira (UFS/GEPIADDE/DEDI)

Dia: 1º dia - 28/11/2013 (Quinta-feira)
Horário: Das 9h às 12h 20 – (4 horas)
Local: Didáticas III e IV

Minicurso 1 – Relações de Gênero e Educação – Prof. Dr. Alfrâncio Ferreira Dias (UFS/GEPIADDE/DEDI)
Minicurso 2 – Família, Escola e Educação das Relações Étnico-Raciais – Prof. Dr. Eduardo Quintana (UFF).
Minicurso 3– Inclusão e Diversidade: Questões, Desafios e Possibilidades do Cotidiano Escolar – Profª Ms. Tereza Simone Santos de Carvalho (UFS) e Profª Ms. Monica de Gois Silva Barbosa (UFS/GEPIADDE/DEDI)
Minicurso 4 – Educação de Jovens e Adultos na Perspectiva da Diversidade: Dimensões da Prática Pedagógica – Prof. Drª Joelma Carvalho Vilar (UFS/DEDI) e Profª Meirevandra Soares Figueirôa (UFS)

Dia: 29/11/2013 (Sexta-feira)
Horário: Das 9h às 12h 20 – (4 horas)
Local: Didáticas III e IV

Minicurso 5 – Relações Étnico-Raciais e Educação Básica: Compartilhando Saberes e Práticas no Contexto da Lei 10.639/2003 – Profª Drª Marise de Santana (UESB), Profª Drª Maria Batista Lima (UFS)
Minicurso 6 - Linguagens Visuais, Comunicação, Artes e Diversidade - Edson Dias Ferreira (UEFS)
Minicurso 7 – Ciência, Educação e Diversidade – Profª Drª Edinéia Tavares Lopes (UFS)
Minicurso 8 – Sexualidade, Corpo e Cotidiano Escolar – Prof. Ms. João Rogério Menezes de Santana (UFS/GEPIADDE) e Profª Ms. Edenilse Batista Lima (UFS/GEPIADDE)
Minicurso 9 – Didática e Diversidade – Prof. Ms. Maracy Pereira (UFS/GEPIADDE/DEDI)
Minicurso 10- Duas categorias boas para pensar o poder: Gênero e Relações Raciais. Onde os homens entram nessa discussão? - Prof. Dr. Rolf Ribeiro de Souza (UFF)

b) Com apresentação de Trabalho:
Atenção: Só podem enviar propostas de comunicação graduados e pós-graduados e graduandos vinculados a projetos de pesquisas (PIBIC, PIBIX, PIBID, PIBIT e PET).

Envio de Resumo: (até 15 de novembro).
1ª. etapa : Enviar proposta de comunicação para o e-mail: gepiadde@gmail.com
Siga as seguintes orientações: Escrever como assunto da mensagem “Resumo para comunicação”. Com um único arquivo, formatado na versão Word 1997-2003, contendo:

Simpósio temático: (escolha um da relação)
Título (só uma linha)
Autor(no máximo 02 e colocar seu vínculo)
Resumo (de 05 a 08 linhas)
Palavras-chave (de 03 a 05)

2ª. etapa: Após o recebimento do e-mail confirmando a aprovação do seu resumo, faça sua inscrição no SIGAA-UFS.

SIMPÓSIOS TEMÁTICOS PARA COMUNICAÇÕES

1) Relações Étnico-Raciais e Educação Básica – Coordenação: Profª Drª Marise de Santana (UESB) e Profª Maria Batista Lima
2) Relações Étnico-Raciais e Ensino Superior - Coordenação: Profª Drª Maria Batista Lima (UFS) e Prof. Ms. Evanilson Tavares de França (UFS)
3) Gênero, Sexualidade e Educação - Coordenação: Prof. Dr. Marcos Ribeiro de Melo (UFS) e Prof. Dr. Alfrâncio Ferreira (UFS)
4) Políticas e Práticas em Educação Inclusiva - Coordenação: Profª Ms. Tereza Simone Santos de Carvalho (UFS) e Profª Ms. Monica de Gois Silva Barbosa (UFS)
5) Políticas e Práticas em Educação do/no Campo e em Educação de Jovens e Adultos - Coordenação: Profª Drª Joelma Carvalho Vilar (UFS)
6) Docência: Identidades, Práticas e Formação - Coordenação: Profª Drª Eliana Sampaio Romão (UFS) e Profª Ms. Assicleide da Silva Brito (UFS)
7) Literatura, Ensino e Questões de Gênero - Coordenação: Profª Drª Adriana Sacramento (PROFLETRAS/UFS)
8 História e Geografia e o contexto da Educação das Relações Étnico-Raciais – Coordenação: Prof. Dr. Fernando José Ferreira Aguiar e Prof. Ms. Daniel Almeida Silva (UFS)
9) Ensino de Língua Portuguesa e Diversidade – Coordenação: Prof. Dr. Derli Machado (PROFLETRAS /UFS)
10) Estudos Literários e Questões Étnico-raciais – Coordenação: Profª Drª Jeane de Cássia Santos (PROFLETRAS/UFS)
11) Linguagens Visuais, Comunicação, Artes e Diversidade - Coordenação: Prof. Dr. Edson Dias Ferreira (UEFS)
12) Cultura, Diversidade e Educação – Coordenação: Prof. Dr. Rolf Ribeiro de Souza (UFF) e Prof. Dr. Eduardo Quintana (UFF)
13) Educação em Ciências, Educação Matemática e Diversidade – Coordenação: Profª Drª Edinéia Tavares Lopes e Profª Ms. Debora Guimarães Cruz Santos (GEPIADDE/UFS/SEED)
14) Letramento, Produção de Texto e Diversidade – Coordenação: Prof. Dr. Ricardo Carvalho da Silva (PROFLETRAS/UFS)
15) Violência no Contexto Escolar e Familiar – Coordenação: Prof. Dr. Joilson Pereira da Silva (UFS)
16) Ensino de Línguas Estrangeiras e diversidade cultural – Coordenação: Profa. Ms. Acássia dos Anjos (UFS)
17) Ensino Literatura Infantojuvenil e poesia – Coordenação: Profª Drª Christina Ramalho (PROFLETRAS/UFS)
18) Inovações Tecnológicas para o Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas - Coordenação: Prof. Dr. Carlos Magno Gomes (PROFLETRAS/UFS)

INFORMAÇÕES
SITE: http://itabaiana.ufs.br/
E-mail: gepiadde@gmail.com
Fone do DEDI: (79) 3432-8217

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Chamada da revista Literatura em Debate URI/FW

Chamada para publicação

Volume 7, número 13

Tema: REPRESENTAÇÕES HISTÓRICAS PÓS-COLONIAIS DE ANGOLA E MOÇAMBIQUE NA LITERATURA AFRICANA DE EXPRESSÃO PORTUGUESA

Recebimento de submissões: até 20 de novembro de 2013

Publicação: dezembro de 2013


Tecer reflexões sobre relações entre literatura e história é um caminho para interpretação de textos literários que não se limita à análise imanente da forma do texto, observando-se apenas suas singularidades estético-formais. É um processo de análise fecundo que pode mostrar a potencialidade dos textos literários como instrumento de reflexão histórica e social e como elemento de formação crítica do leitor. Nesse contexto, as literaturas africanas de expressão portuguesa após década de 50 do século XX possibilitam esse diálogo e, dentre suas particularidades, pode-se destacar que são marcadas pela presença de personagens que procuram se constituir como sujeitos de si e, por extensão, da sociedade e que oportunizam a reflexão acerca da vulnerabilidade e exclusão a que os sujeitos estão acometidos em seus respectivos contextos, especialmente quando se relaciona ao contexto pós-colonial de países como Angola e Moçambique.

Considerando as relações entre literatura e representação histórica e social, Literatura em Debate, na sua edição do volume 7, número 13, prevista para publicação em dezembro de 2013, recebe artigos que contemplem reflexões sobre como a literatura africana de expressão portuguesa tem representado a história pós-colonial de Angola e Moçambique. Objetiva-se com essa edição promover divulgação de ensaios críticos sobre obras literárias africanas produzidas em língua portuguesa a partir da segunda metade do século XX, tanto as elaboradas em prosa quanto em verso, que representam a história do pós-colonialismo em Angola e Moçambique.

A revista pode ser acessada em

http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Texto com as primeiras impressões de Lisboa do Estudante do NEC José Augusto

Esta tem sido a minha primeira experiência (e espero que não seja a única) em um país europeu, e já posso dizer que esse contato com gentes de cá é um marco bastante significativo na minha vida. Uma das coisas que mais me impressionam é o ar cosmopolita da capital portuguesa. Há pessoas de várias partes do mundo. Nas ruas e praças, ouve-se mais línguas estrangeiras do que o próprio português. No hostel onde estamos hospedados, por exemplo, fala-se mais em inglês do que a língua local. E devo dizer algo curioso aqui: tive a impressão de que os portugueses falam inglês muito bem, pelo menos essa foi a experiência que tive com aqueles que conheci até agora. Há também aqueles que não são fluentes, mais ainda estes conseguem compreender razoavelmente bem. Outra coisa que me chamou atenção e que não me sentiria satisfeito se deixasse de comentar foi o terreno onde a cidade está situada. É bastante ladeirento (a palavra é feia, mas foi a única que consegui pensar que melhor descreve o que quero dizer). Há ladeiras e escadas quase que em toda parte e isso dar um ar diferente a cidade e uma boa física para os que se aventuraram a conhecê-la à pé. Mas nem só de ladeias é feita Lisboa, há também outras coisas que a adornam como chafarizes, fontes, praças e muito mais. Há também lugares onde você pode ter uma visão privilegiada da cidade inteira. E falando em privilégio, Lisboa está repleta de atrações históricas e qualquer pessoa que visite a cidade tem a oportunidade de aprender muito sobre a história de Portugal apenas indo aos principais pontos históricos da capital. É realmente uma cidade que possui uma herança histórica bastante notável que toma forma nas ruelas, praças e, especialmente, na arquitetura da cidade. Eu, pessoalmente, estou realmente encantado que com os novos ares que respirei "cá" se me permitem a expressão.

Em Praça da Figueira