Nome da linha de pesquisa
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Quantidade de Estudantes
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Quantidade de Pesquisadores
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Cultura Moderna e Contemporânea
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10
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5
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História do Ensino das Línguas
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12
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3
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História e Historiografia Educacional
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3
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5
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História e Historiografia Literária
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1
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2
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1) História do Ensino das Línguas: esta linha busca investigar o processo de institucionalização do ensino das línguas e de suas respectivas literaturas, bem como de sua configuração como disciplina escolar e acadêmica, no intuito de delinear suas representações e finalidades pedagógicas, políticas e culturais nos sistemas nacionais de educação;
2) História e Historiografia Literária: esta linha busca investigar os modos pelos quais a história e a historiografia literária se constituem como estratégia discursiva preponderante na construção das narrativas das nações, seja consolidando o cânone, seja mobilizando mitos fundacionais ou inventando tradições, bem como a sua relação com o ensino de literatura, em diferentes épocas;
3) História e Historiografia Educacional: esta linha de pesquisa busca investigar os pressupostos teóricos, historiográficos e culturais da história da educação, bem como as condições de produção da historiografia educacional, levando em conta o papel dos intelectuais, instituições, ideias pedagógicas e políticas educacionais envolvidas em tal processo.
4) Cultura Moderna e Contemporânea: esta linha busca investigar o modo como o processo de massificação das práticas e manifestações culturais não hegemônicas, ao alcançarem o espaço cultural das grandes mídias, provoca a construção de novas identidades culturais ao mesmo tempo transgressoras e cooptadas. Nesse sentido, busca compreender a massificação de culturas inicialmente alternativas como um processo que, embora possa ser compreendido como resultado de uma política cultural da diferença, paga obrigatoriamente o preço da cooptação, substituindo a invisibilidade por uma visibilidade regulada e segregada, tanto do ponto de vista econômico quanto étnico e cultural.